PREVISÃO DO TEMPO

Fonte de dados meteorológicos: Wetter für 30 tage

quarta-feira, setembro 30, 2015

PREFEITA VAI... PREFEITA FICA...



Essa prática é tipica do judiciário maranhense e velha conhecida em todo Brasil. A decisão da Desembargadora Nelma Sarney, Corregedora-geral de Justiça, em anular ontem em cima da hora a ordem da juíza da 1ª Vara de Execuções Penais Ana Maria Almeida que recambiava Lidiane Leite para o presídio feminino do Complexo de Pedrinhas, causou a maior confusão entre agentes da SEJAP, Militares do Corpo de Bombeiros e os advogados da ex-prefeita de Bom Jardim.
Desembargadora Nelma Sarney
Desembargadora Nelma Sarney
Foi uma guerra de decisões entre Desembargadora e Juíza que criou uma briga generalizada no quartel do CBMMA no Itaqui-Bacanga. 
Era bombeiro gritando que Lidiane era dele, logo em seguida os agentes penitenciários diziam que Lidiane iria com eles e por fim o advogado “careca” Sérgio Muniz que partiu pra todo mundo gritando:
 “Lidiane é minha cliente e ela vai ficar aqui por determinação da Desembargadora e ponto final”!



domingo, setembro 27, 2015

INTRIGAS DO PLANALTO.

Enquanto a estrela de Dilma apaga, o ex-presidente Lula tenta se firmar na disputa interna do PT e já dá como certa a saída de Mercadante do Governo.
Apesar das pressões, o chefe da Casa Civil ainda é visto por Dilma como um de seus auxiliares de maior confiança e a decisão, avaliam as fontes, não será fácil de ser tomada. Além de tirar Mercadante da Casa Civil, Dilma terá que encontrar outro posto para o ministro.
Três nomes têm circulado como possíveis substitutos: Aldo Rebelo, atual titular de Ciência e Tecnologia, que já foi chefe da Secretaria de Relações Institucionais no governo Lula e tem ótimas relações no Congresso, mas não teria o perfil gerencial exigido pela pasta; o ministro Jaques Wagner, atualmente na Defesa, preferido de Lula e que tem as duas características; e a ministra da Agricultura, Katia Abreu, cujo nome subiu nas bolsas de apostas nesta quarta-feira. Além de ter boas relações com o Congresso e perfil também gerencial, Katia Abreu possui ainda a vantagem de ter se tornado amiga pessoal da presidente.

quarta-feira, setembro 23, 2015

IGREJA E POLÍTICA.

A Assembleia Legislativa realizou, na manhã desta sexta-feira (18), Sessão Solene para a entrega do Título de Cidadão Maranhense ao bispo da Diocese de Bacabal, Dom Armando Martin Gutierrez. 

A solenidade contou com a presença de diversas personalidades representativas da sociedade de Bacabal e de outros municípios da região do Médio Mearim, tais como o professor Domingos Ferreira Silva, na condição de representante da Secretaria de Estado da Educação (Seduc); da vereadora Natália Duda, representando a Câmara Municipal de Bacabal; do padre Lauro Henrique, da Catedral de Santa Terezinha; dos empresários João Luís Ribeiro e Luís Neto, representando a classe empresarial de Bacabal e de diversas personalidades ligadas a paróquias, pastorais, entidades religiosas e comunitárias.


terça-feira, setembro 22, 2015

OAB E OUTRAS ENTIDADES CONTRA A CPMF.

Entidades avamiam que ao elevar impostos, o governo está transferindo o ônus do ajuste fiscal para a sociedade e para o setor produtivo.

Ao elevar a pressão fiscal sobre os contribuintes - com a recriação da CPMF -, o governo está transferindo para a sociedade e o setor produtivo o custo do ajuste fiscal. O Brasil possui carga tributária das mais elevadas para países com a sua renda, que passa de 35% do Produto Interno Bruto (PIB). O aumento dos tributos neste momento repete a fórmula anticompetitividade e impeditiva do crescimento.

A CPMF é um tributo de má qualidade por ser pouco transparente e incidir de forma cumulativa na cadeia produtiva.

A ausência de um programa fiscal estrutural, que enfrente as regras automáticas de expansão dos gastos, abre caminho para a fácil alternativa de se criar novos tributos. O corte de gastos apresentado pelo governo, além de insuficiente, é bem menor que as contribuições das receitas.

Para as Entidades novas contribuições estão sendo transferidas para a sociedade sem que se vislumbre um caminho de saída da atual crise. O Brasil precisa enfrentar a agenda de superação da crise com agenda estrutural que demonstre a intenção real do governo em equilibrar as contas públicas. O caminho não passa pela elevação da carga tributária.

O álcool realmente faz mal?

Quem curte tomar uma cerveja ou um vinho de vez em quando adoraria receber a notícia de que esse prazer é também bom para nosso corpo.

Compartilhar

Image copyrightGetty
Image captionEstudos são unânimes ao criticar o consumo exagerado de bebidas alcóolicas

Qualquer estudo científico sugerindo que uma ou duas doses ocasionais são saudáveis é normalmente recebido com um enorme entusiasmo pela imprensa e pelo público.
Mas determinar se o álcool consumido em moderação traz algum benefício para a saúde é algo bastante complexo.
Uma das primeiras pesquisas a estabelecer uma relação entre o consumo de álcool e a saúde foi realizada pelo escocês Archie Cochrane, um dos pioneiros da medicina baseada em evidências.
Em 1979, ele e dois colegas tentaram entender o que exatamente estava por trás das disparidades da taxa de mortalidade por doenças cardíacas em 18 países desenvolvidos, entre eles os Estados Unidos, a Grã-Bretanha e a Austrália.
A análise concluiu que há uma ligação clara e significativa entre o aumento do consumo de álcool – principalmente vinho – e a queda na incidência da doença arterial coronariana (causada pelo acúmulo de gordura nos vasos que suprem o coração).
ENTÃO BEBA, MAS COM MODERAÇÃO.
Por Bianca Nogrady

segunda-feira, setembro 21, 2015

SISTEMA É CANCERÍGENO, DIZ PROCURADOR.


 Dallagnol é o Procurador federal que coordena o núcleo de investigações da Lava-Jato, afirmou que a corrupção é endêmica e o sistema (político) "é cancerígeno". 

 — A Lava-Jato é apenas a ponta do iceberg da corrupção no país. O que é desviado hoje no Brasil é algo de R $ 200 bilhões. Um valor tão alto que não dá para imaginar o que se faria com esse dinheiro.  

O MPF está lançando a campanha "10 Medidas contra a corrupção", agora lançada em São Paulo, coleta assinaturas de apoio a uma proposta que combate o desvio de verbas e atos de improbidade pública. A meta é reunir 1,5 milhão de assinaturas em todo o país para pressionar deputados e senadores a aprovar o projeto, assim como ocorreu na Lei da Ficha Limpa.

As medidas tem três pilares: prevenção, punição e recuperação do dinheiro desviado.


  • Tudo isso é muito importante, mas nada se compara a força do eleitor nas urnas. Basta em 2016 você começar a votar em candidatos sem dinheiro. Assim você já começa a combater a corrupção.

domingo, setembro 20, 2015

Deixe o sedentarismo de lado.

Quase metade da população brasileira é sedentária, segundo um estudo recente publicado pelo Ministério do Esporte.

Para o preparador físico Marcio Atalla, as razões dessa estatística alarmante são diversas, como a falta de tempo, problema comum principalmente para os que vivem nas grandes cidades, e também a falta de motivação. 

Por isso, de acordo com o especialista, é preciso criar o hábito de fazer atividade física diariamente, aliando sempre os exercícios a uma alimentação saudável. 
 
 O preparador físico lembra, no entanto, que para ter bons resultados, o exercício deve ser praticado com regularidade. “Seja uma caminhada diária e intensa de 30 minutos à prática de natação três vezes por semana, o importante é o fato de estar em movimento”, afirma.

sexta-feira, setembro 18, 2015

SEU DIREITO. FGTS. PRESCRIÇÃO.



STF decide sobre o prazo prescricional do FGTS.

O Pleno do Supremo Tribunal Federal, em 13 de novembro de 2014, no ARExt 709.212/DF, com repercussão geral reconhecida, decidiu que o prazo prescricional aplicável às cobranças dos depósitos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é o previsto no art. 7º, inciso XXIX, da Constituição da República, por se tratar de direito dos trabalhadores urbanos e rurais, expressamente arrolado no inciso III do referido dispositivo constitucional.


Prevaleceu, assim, o entendimento de ser aplicável ao FGTS o prazo de prescrição de cinco anos, a partir da lesão do direito (e não apenas o prazo prescricional bienal, a contar da extinção do contrato de trabalho), tendo em vista, inclusive, a necessidade de certeza e estabilidade nas relações jurídicas.


Como se pode notar, com o importante julgado em destaque, deixa de prevalecer o prazo prescricional de 30 anos, que era reconhecido nas súmulas 362 do TST e 210 do STJ, passando-se a adotar o prazo de cinco anos também quanto ao FGTS.

quinta-feira, setembro 17, 2015

Reduzir maioridade vai aumentar violência, avalia autor de estudo.

O autor do estudo "Mapa da Violência: Adolescentes de 16 e 17 anos do Brasil", Julio Jacobo, avaliou que a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, que está em análise na Câmara dos Deputados, "vai aumentar os índices de violência" no país.

O estudo de Jacobo mostra que quase metade das mortes de adolescentes de 16 e 17 anos no Brasil em 2013 tiveram como causa o homicídio. Foram 3.749 jovens nessa faixa etária vítimas de homicídios, 46% do total de 8.153 óbitos. A média é de 10,3 adolescentes assassinados por dia no país.

Após acordo político que envolveu PMDB, PR e partidos da oposição, o relator da proposta, deputado Laerte Bessa (PR-DF), alterou seu relatório para prever punição somente aos jovens com mais de 16 anos que cometerem crimes hediondos (como latrocínio e estupro), homicídio doloso (intencional), lesão corporal grave, seguida ou não de morte, e roubo qualificado.

"[A redução] é um caminho que vai aumentar os índices de violência em nossa sociedade. As evidências apontam que o índice de reincidências com as medidas socioeducativas é de cerca de 30%, enquanto no sistema prisional é de 70%. [...] Se esses jovens são analfabeto em criminalidade vão sair da prisão com um pós-doutorado", afirmou.

"Está se culpando o que está acontecendo na sociedade atual àquele menino que está morrendo drasticamente pela estrutura social do Brasil. Há uma questão fundamental: esse menino não construiu essa sociedade violenta, não construiu essa sociedade corrupta dos dias de hoje e nós queremos que ele pague a conta do que nós criamos para ele. É um pouco problemático pensar dessa forma", completou.

Para Jacobo, "o mais preocupante" é o aumento progressivo, ao longo dos próximos anos, do número de mortes de jovens por homicídio. "Nossa previsão é que, com o tempo, não será preciso construir presídios para esses jovens, mas, sim, será preciso construir muitos necrotérios", disse.

quarta-feira, setembro 16, 2015

EU SOU MAIS EU. TOME 5.

Você se lembra que o o governador Flávio Dino (PCdoB) no início de seu mandato determinou  a suspensão de um repasse mensal no valor de R$ 100 mil à Prefeitura Municipal de Bernardo do Mearim para manutenção de um hospital construído pelo Governo do Estado. 

 O valor foi questionado porque o Ministério da Saúde não garantia esse tipo de transferência, porque era muito elevado e o Governo estaria disposto, se avaliada a necessidade, mandar R$ 70 mil, mas o Judiciário e o Ministério Público saíram em socorro da população e conseguiram rever a posição do Estado.

E o que tem isso agora ?
 
Acontece que o Governo do Estado está se dispondo a pagar os serviços de uma assessoria de imprensa para atuação em âmbito nacional, de acordo com edital Nº 003/2015, publicado pela Comissão Central Permanente de Licitação (CCL), a pedido da Secretaria de Comunicação Social (Secom), a quantia de R$ 6 milhões ao ano para este serviço de divulgação de suas ações na mídia nacional. 

O valor mensal, de R$ 500 mil, daria para sustentar cinco hospitais, porém promoção pessoal é mais urgente do que tratar da saúde de gente. 

terça-feira, setembro 15, 2015

FORA DOS PLANOS.




Houve um tempo em que tudo que se fazia em Bacabal ou por Bacabal se convidavam as autoridades locais para acompanhar. 

Agora as coisas mudaram. Mês passado li uma notícia de que os deputados Roberto Costa (PMDB) e João Marcelo (PMDB) se reuniram com o reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado, para discutir sobre a conclusão das obras do Restaurante Universitário (RU) do campus da instituição em Bacabal.
Ao que parece, tudo não passou de jogo de cena, pois 80% das obras do RU de Bacabal já está concluída, restando apenas o acerto financeiro com a empresa que está executando os serviços para que possam ser concluida. 
Na reunião também foi discutida a possibilidade de implantação de um curso de medicina em Bacabal, o que não deixa de ser outro jogo de cena, pois de acordo com o próprio deputado Roberto Costa, já foi aprovado pelo Ministério da Educação, mas para implantação em instituição de ensino particular. 

“Nós estamos também reivindicando um curso de medicina em Bacabal, que foi aprovado pelo MEC, mas para instituição particular. Nós queremos que ele seja implantado na UFMA e é uma luta que todos nós estamos travando para oferecer à cidade de Bacabal”, assinalou.
 
Para nós bacabalenses já seria um grande avanço a implantação desta que está aprovada. Fomentaria nossa economia e colocaria Bacabal como vitrine universitária, mas como os "ESTRANGEIROS" resolveram saber tudo de Bacabal, sem perguntar aos bacabalenses, ficam fazendo show pra inglês ver.

O deputado federal João Marcelo, que também participou da reunião, disse que garantiu R$ 250 mil para a construção da moradia estudantil no campus de Bacabal. 

Se é verdade pode mandar a confirmação da destinação que eu publico a emenda. 

Se não, blá, blá, blá...

segunda-feira, setembro 14, 2015

ELEIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR.


http://www.bacabal.ma.gov.br/wp-content/uploads/2015/06/conselho.jpg

O Processo de Escolha para os novos conselheiros tutelares encontra-se aberto e os membros dos Conselhos Tutelares local serão escolhidos mediante o sufrágio universal, direto, secreto e facultativo dos eleitores do município, em  04 de outubro de 2015.

A data foi Unificada nacionalmente e o processo é disciplinado pela Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente), Resolução nº 170/2014 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - CONANDA, assim como pela Lei Municipal nº 734/1994 e Resolução nº 001/2015, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Bacabal, sendo realizado sob a responsabilidade da prefeitura municipal e fiscalização do Ministério Público Estadual.

domingo, setembro 13, 2015

A DesValorização do advogado.

“Em todas as nações livres, os advogados se constituem na categoria de cidadãos que mais poder e autoridade exercem perante a sua sociedade” (RUY BARBOSA)" 

A atual  DESvalorização do advogado vêm de" clientes "cuja cultura" no Brasil os convenceu que nós somos herdeiros, ou que assim que se sai da faculdade de Direito o dinheiro é automático e TEMOS que ADVOGAR, atender, pensar, escrever teses, desenvolver um projeto DE GRAÇA.

Cobrar consulta jurídica é o meio de sobrevivência, mas acima de tudo de valorização profissional do advogado.

sábado, setembro 12, 2015

SERÁ QUE VAI TER GREVE ???

Sindjus convoca assembleia geral e servidores do Judiciário podem entrar em greve.


adesivoO presidente do Sindicato do Servidores do Poder Judiciário do Maranhão, Anibal Lins, divulgou edital de convocação para uma Assembleia Geral da categoria, que será realizada hoje (12).

A categoria deverá decidir por entrar em “estado de greve” ou até em greve, por tempo indeterminado, em decorrência da decisão, na sexta-feira (05), do Tribunal de Justiça, de acatar a ação rescisória do Governo do Estado, e decretar a perda da incorporação salarial de 21,7% que já estava assegurada por decisão judicial.

A categoria entende que a decisão é inconstitucional e não dispõe de segurança jurídica.

Não está, portanto, descartada uma paralisação geral dos serviços do Poder Judiciário.

sexta-feira, setembro 11, 2015

(11 de setembro..) Essa data o mundo todo nunca irá esquecer.. 

 Hoje alguns anos depois as famílias ainda choram pela perca de seus entes queridos. Uma lacuna que jamais será preenchida... 

Deixo aqui os meus sentimentos a todas as famílias.. Pois tenho certeza que todos que partiram naquele dia estão nesse momento ao lado de Deus.. 


Fica aqui a minha homenagem e meus sentimentos a todas a famílias.. ◼


 Por: Demétryws R. Soares

O CRIME FOI POR VINGANÇA SEU DOUTOR.

Como se sabe, não costumo fazer cobertura de fatos policiais por dois motivos: o primeiro é porque tem vários colegas bem informados que fazem isso muito melhor do que eu; o segundo é porque não gosto de dar publicidade a bandido.
 No entanto, um fato policial me chamou atenção no último domingo (6). Por volta das 15h50 José Richardson da Silva Nascimento, 18 anos, vulgo “Rixinha”, foi morto a bala quando se encontrava na BR 316, nas imediações do bairro Trizidela, onde residia.
 
O jovem, apesar da pouca idade, já tem vasta folha corrida no mundo do crime e recentemente foi preso na companhia de Bruno Henrique Barros Vale, 18 anos”, e Magno Soledad Costa, 19 anos, segundo informações do Blog do Sérgio Matias.
  
O fato só me parece relevante porque Rixinha era filho do traficante "Osvaldo da Trizidela". Esse dito cidadão tentou se tornar um chefe do tráfico em nossa cidade e, quase criou uma "rede de proteção" aos moldes da máfia. 


Até a polícia foi acusada de protege-lo. Teve até comandante que se utilizou de sua prisão pra tentar parecer o "protetor da sociedade", como se estivesse acima de sua instituição.

Nossa proteção não deve vir nem do bandido, nem do cidadão que veste a farda, mas sim do Estado, através da instituição POLÍCIA MILITAR, que independente de quem seja o seu comandante, presta valorosos serviços a sociedade.

Entretanto, se o atual comandante não quiser entrar para a história de nossa cidade como o homem que permitiu a formação do crime organizado em Bacabal, acho bom para de deixar os bandidos se matarem como se não houvesse lei. 

Fiquei indignado com a resposta  de que a policia trabalha com a hipótese de que o crime seja por motivo de vingança. 

SIM, e dai ???
Textos, fotos, artes e vídeos do Imirante.com estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do site em qualquer meio de comunicação sem autorização do Imirante.com. O objetivo é proteger o investimento que o Imirante faz na qualidade de seu jornalismo. Para compartilhar esse conteúdo, por favor enviar um e-mail para: imirante@mirante.com.br
Textos, fotos, artes e vídeos do Imirante.com estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do site em qualquer meio de comunicação sem autorização do Imirante.com. O objetivo é proteger o investimento que o Imirante faz na qualidade de seu jornalismo. Para compartilhar esse conteúdo, por favor enviar um e-mail para: imirante@mirante.com.br
Textos, fotos, artes e vídeos do Imirante.com estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do site em qualquer meio de comunicação sem autorização do Imirante.com. O objetivo é proteger o investimento que o Imirante faz na qualidade de seu jornalismo. Para compartilhar esse conteúdo, por favor enviar um e-mail para: imirante@mirante.com.br
 

quinta-feira, setembro 10, 2015

Vazamento no centro da cidade obriga SAAE a parar sistema em Bacabal.



Por: Abel Carvalho



Um vazamento de grande monta ocorrido hoje, quinta-feira, 10, no centro da cidade, nas proximidades da Praça da Igreja de Santa Teresinha, obrigou o SAAE a paralisar o fornecimento do abastecimento de água para os seus usuários servidos pelo sistema adutor.


Ficam prejudicados todos os clientes do centro da cidade e de setores específicos dos bairros da Areia, Rua do Cajueiro e Tresidela. Equipes técnicas da autarquia já estão trabalhando no local do vazamento e a previsão é que o sistema seja religado por volta das 16 horas, sendo que esse horário pode ser antecipado.



Da assessoria

Câmara de Vereadores pode instalar também a CPI.



Ronaldo Rocha / O ESTADO

Foto: Arquivo
 O vereador Fábio Câmara (PMDB), líder da oposição no Legislativo Municipal da capital, afirmou que utilizará a decisão da presidente do Tribunal de Justiça (TJ), desembargadora Cleonice Freire, de suspensão do processo de licitação milionário da Prefeitura de São Luís para a contração de empresa especializada na prestação de serviços de gerenciamento completo e continuado do Parque de Iluminação Pública do município, para fortalecer o seu pedido de criação e instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Iluminação Pública na Câmara Municipal.

O parlamentar já havia colhido assinaturas de colegas, com base em indícios de irregularidades no contrato que ainda está em vigor e com base também na suspensão cautelar do processo de licitação realizado em 2012, pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Maranhão. 

Agora, com a suspensão de novo processo licitatório, iniciado no mês de julho e que tem previsão de gastos de R$ 98 milhões, ele pretende aumentar a pressão da Casa contra o Poder Executivo.
Fábio Câmara se disse surpreso com a suspensão da nova licitação e afirmou que a decisão do Tribunal de Justiça reforçou a sua tese de que há indícios de irregularidades na concepção de contratos da Prefeitura para a iluminação pública.

“Nós já havíamos apresentado uma série de provas de que há irregularidades nesses contratos. A Citeluz já atua em São Luís há mais de 10 anos de forma ininterrupta, com aditivos de contratos que sequer possuem respaldo legal. Por isso começamos a recolher desde a semana passada as assinaturas. Agora realmente essa suspensão da licitação nos pegou de surpresa, e ao mesmo tempo reforçou o nosso pleito pela CPI na Câmara”, destacou.

Fábio afirmou que a partir de agora, não desistirá da investigação aos contratos de iluminação pública celebrados pela Prefeitura.

“Há sérios de indícios de desvio de dinheiro público, algo que tenho alertado desde o início do meu mandato. Por isso a iniciativa da CPI”, disse. Ele explicou que o pedido de criação do colegiado deve ser protocolado na Casa depois do feriado prolongado.

HOJE É O DIA DELA.


Em meio a audiências, processos, negócios, três marias e um marido exigente pra administrar, ela encontra tempo pra cuidar de tudo sempre com esse sorriso lindo no rosto. 

É uma batalhadora daquelas incansável e merece toda a admiração do mundo. 

Parabéns Jaqueline Monteiro, advogada, empresária, mãe, esposa, mulher e linda. 

  DISCUTIMOS A MAIORIDADE PENAL: QUANDO A PRISÃO NÃO É A MELHOR SOLUÇÃO.

Nas prisões comuns há um déficit de 200 mil vagas, e 40% dos presos ainda aguardam julgamento. Desses, apenas 40% serão condenados.

“A situação carcerária brasileira é calamitosa, as unidades são superlotadas, as violências física, sexual e psicológica são enormes, falta acesso a saúde, educação e trabalho”, diz Raquel da Cruz Lima, coordenadora de pesquisa do Programa Justiça sem Muros.

 Seria esse o lugar ideal para enviar jovens de 16 e 17 anos? 

“Mesmo o sistema mais precário de medidas socioeducativas é melhor que o sistema prisional. Se o jovem tem alguma chance de se recuperar, é lá, porque passa mais pela educação do que pela punição”, explica a presidente da Fundação Casa, Berenice Giannella. 

De fato, o índice de reincidência dos infratores da Casa, de 15%, é menor que o das penitenciárias, com 70% — ainda que o primeiro não leve em consideração os jovens que voltam a ser pegos pela polícia, mas vão parar na cadeia. 

 Por fora, com arame farpado, guardas e grades por todos os lados, o Centro de Atendimento Socioeducativo a Adolescentes (Casa) Jardim São Luiz I, inaugurado em 2011 na zona sul de São Paulo, parece uma prisão como outra qualquer. Por dentro, suas acomodações nem de longe lembram o Complexo de Pedrinhas, no Maranhão, onde três detentos foram decapitados em 2014. Ao entrar na unidade, as grades são coloridas de um amarelo vivo, há pinturas na parede e até um mural com poemas de Dia das Mães.


Revista Galileu

SUSTENTABILIDADE