O Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro classificou a conduta como assédio eleitoral e discriminação por convicção política e ainda requereu indenização de R$ 500 mil por dano moral coletivo.
A deputada afirma que houve um “equívoco interpretativo” e sustenta que pretendia se referir a possíveis atos de sabotagem contra empresas.
É uma explicação difícil de engolir.
Existe uma diferença enorme entre punir um trabalhador por alguma falta funcional comprovada e sugerir que empresários vasculhem redes sociais para identificar sua preferência política. Misturar essas duas coisas é extremamente perigoso.
No Paraná, manifestações semelhantes atribuídas à parlamentar eleita Jessicão também provocaram representações e investigações perante o Ministério Público do Trabalho.
É deprimente.
Mais ainda porque estamos falando de agentes políticos. Pessoas que chegaram aos seus cargos justamente porque milhões de cidadãos exerceram livremente o direito de escolher candidatos nas urnas.
Que democracia seria essa em que o cidadão pode votar livremente, mas corre o risco de perder o emprego caso seu patrão descubra em quem ele votou?
Isso não é liberdade. É coerção. E pouco importa de que lado político venha esse tipo de comportamento.
Se amanhã alguém defender a demissão de trabalhadores porque votaram em Flávio Bolsonaro, em Lula ou em qualquer outro candidato, a reação deve ser exatamente a mesma.
A democracia somente existe quando o direito de escolha vale também para quem pensa diferente de nós.
É perfeitamente legítimo um empresário apoiar determinado candidato. Também é legítimo que divulgue sua opinião pessoal, participe de campanhas dentro dos limites da legislação e defenda suas ideias políticas.
O que ele não pode fazer é transformar o salário do trabalhador em instrumento de pressão eleitoral. O emprego não pode ser usado como cabresto.
Durante décadas, o Brasil conheceu práticas políticas baseadas no medo, no coronelismo e na dependência econômica. O chamado “voto de cabresto” fazia exatamente isso: utilizava o poder econômico e social para controlar a vontade política dos mais vulneráveis.
Quando alguém sugere que um empresário identifique trabalhadores por sua preferência política para decidir quem merece ou não permanecer empregado, estamos perigosamente próximos dessa mesma lógica. Só mudou a ferramenta.
Antes, o coronel observava a comunidade, agora, querem vigiar Instagram, Facebook, X ou WhatsApp.
O princípio continua igualmente repugnante: quem depende economicamente de mim deve pensar politicamente como eu.
Não. O funcionário pode ser de direita. Pode ser de esquerda. Pode apoiar Lula, Bolsonaro ou qualquer outro candidato. Pode até detestar a posição política do próprio empregador. Desde que cumpra corretamente suas obrigações profissionais, sua consciência pertence somente a ele
Patrão não é senhor.
Empregado não é servo.
E urna nenhuma deveria determinar quem merece continuar recebendo seu salário no fim do mês.
É inacreditável que ainda seja necessário dizer isso em 2026.

Comentários
Postar um comentário
COMENTE AQUI. 👆
Sua opinião é importante.