Na comarca de Bacabal, as Varas que atuam pelo sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe) – 1 e 2 ª Varas Cíveis e Vara da Família – concluíram a digitalização de mais de 6 mil processos em papel em tramitação nas três unidades, com a migração de todos os 1.315 processos físicos da Vara da Família para o sistema PJe, que passam a tramitar exclusivamente de forma eletrônica para todos os atos processuais.
O trabalho teve o auxílio de estudantes da Faculdade Pitágoras, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), que firmaram Termos de Cooperação com o Poder Judiciário para esse fim.
Sob a direção do competente juiz Jorge Sales Leite, a Vara da Família foi a primeira a concluir os trabalhos de digitalização que tiveram início na primeira quinzena de agosto.
Segundo Dr. Jorge, a virtualização completa da unidade, com a realização de todos os atos de processamento exclusivamente pelo PJe, representa um grande avanço na desburocratização e no aumento da celeridade processual, gerando diversas vantagens como economia de papel; redução de riscos de extravios; redução de gastos com Correios; menor tempo de atendimento presencial; realização de citações e intimações eletrônicas; eliminação de tarefas como juntadas, envio de autos; ampliação do teletrabalho, entre outras.
Informações do Blog do Randyson Laercio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário