20 de maio de 2023

GIN DE BACABALENSE É DESTAQUE NA AGROBALSAS.

Gin de bacabalense tipicamente maranhense é destaque na 19ª edição da Agrobalsas

A bebida vem da destilação da combinação de bagas de zimbro (Juniperus communis) com botânicos regionalmente maranhenses.

Central de Notícias  

 


A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) apresenta projeto que deu origem a gin tipicamente maranhense e outro que analisa formas de geração de energia por fontes renováveis. Os trabalhos apoiados pela Fundação estão no Armazém do Empreendedor, integrando a programação da 19ª Agrobalsas. O evento, que é o maior do Maranhão e um dos mais destacados no Nordeste, tem apoio do Governo do Estado e vai até dia 20 deste mês, na Fazenda Sol Nascente, município de Balsas.

“A Agrobalsas é uma importante vitrine para este segmento no Maranhão e a FAPEMA contribui com destacadas inovações, fruto das pesquisas que apoia em diversas áreas. Na agenda de hoje, dois projetos muito significativos que resultaram na criação do primeiro e único gin totalmente produzido no Maranhão, e uma estudo que identificou formas para gerar energia com elementos renováveis. Inovações convergentes com o cenário do agronegócio e que conferem o diferencial dos nossos pesquisadores. Parabenizamos aos dois pelos projetos e temos certeza que, na Agrobalsas, terão mais alcance e visibilidade para avançar”, pontuou o presidente da FAPEMA, Nordman Wall.   

Na exposição Gin Luar, o empreendedor Raul Loiola Coêlho Dias, selecionado no Tecnova II, mostra o primeiro, e único, gin produzido com itens tipicamente maranhenses. Dias é CEO e proprietário do Grupo Luar, empresa fabricante do Gin Luar, que é o primeiro e único gin produzido no Maranhão. A bebida vem da destilação da combinação de bagas de zimbro (Juniperus communis) com botânicos regionalmente maranhenses. Segue padrões preestabelecidos mundialmente, e em conformidade com os procedimentos regularizados pelo Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento.

“Construímos uma estrutura de fabricação, emitimos todos os registros necessários e orgulhosamente, agora temos dois produtos. O Luar, que tem características aromáticas padronizadas com as receitas originais de gin, e o Luar da Ilha, que tem em sua composição a infusão de zimbro com acerola, abacaxi, coentro, coco babaçu, pimenta do reino e capim santo. Todas as matérias-primas são adquiridas no Maranhão, em comunidades rurais da região do Médio Mearim, onde desenvolvemos um projeto incrível, que leva a marca Maranhão para o mundo. Agradecemos o Governo do Estado, a FAPEMA, e a todos que nos ajudaram a tornar esse sonho realidade”, frisou Raul Dias. 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui. Sua opinião é importante e ajuda a formar a consciência coletiva.

MP INVESTIGA ❓

GAECO NÃO CHEGA EM BACABAL.  Já faz algum tempo o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) deflagrou a Operaç...