Pesquisar este blog

ULTIMAS NOTÍCIAS

🔴 ÚLTIMAS NOTÍCIAS ▶️ O Espaço Aberto traz a leitura obrigatória do domingo: O HOMEM BRINCANDO DE SER DEUS. ▶️ Influenciador morre após complicações de procedimento estético. 🙏 Junior Dutra passou por uma técnica conhecida como fox eyes; ele acumulava mais de 100 mil seguidores nas redes sociais ▶️ CNH SOCIAL: FLORÊNCIO NETO DESTACA A IMPORTÂNCIA da CNH gratuita no MA 🔴 Acompanhe tudo no Rogério Alves Notícias!

05/10/2025

ESPAÇO ABERTO

 Uma expedição pela literatura, pela história e pela ciência é o convite dessa semana feito por Júnior Pacífico de Paula.

Junior Pacifico de Paula – Engenheiro – Empresário – Ambientalista

Só pelo título o autor já lhe instiga a leitura 📚, então, sem mais delongas, tenha um bom domingo e aproveite a leitura de:

O HOMEM BRINCANDO DE SER DEUS

Em 1933, o autor britânico James Hilton publicou um livro que se chamava Horizonte Perdido. Neste livro, ele cria uma cidade mística chamada de Shangri-lá, situada no Tibet, é um local de felicidade plena, onde as pessoas eram imortais. A busca da imortalidade é um anseio humano desde quando morávamos nas cavernas, este é um sonho permanente através das crendices, da evolução da ciência e principalmente da espiritualidade, onde muitas religiões pregam a vida eterna após a morte, ou mesmo novas reencarnações.

Segundo o escritor filósofo e professor da Universidade de Tel Aviv – Israel, Yuval Noah Harari, autor de grandes best-sellers como: Sapiens, Uma Breve História da Humanidade e Nexus, a morte é apenas um problema técnico e que todos os organismos vivos são meros algoritmos. Todo animal inclusive os humanos são uma montagem de algoritmos orgânicos que foram modelados pela seleção natural durante milhões de anos de evolução. Ele preconiza que, com o avanço da ciência, principalmente IA (inteligência artificial), daqui a 300 anos o homem será imortal, que poderá morrer de causas fortuitas, como uma queda, mas neste futuro, relativamente próximo, já teremos a cura de todas as doenças e já dominaremos plenamente a técnica de como evitar o envelhecimento.

Recentemente os jornais do mundo todo, noticiaram que uma empresa americana chamada Colossal Biosciences, recriou geneticamente o lobo-terrível, uma espécie considerada extinta há mais de 10 mil anos. Para tanto, a empresa utilizou fósseis destes animais, que foram encontrados em sítios arqueológicos. Esta mesma empresa acredita que em três anos fará o mesmo com um mamute, um parente dos elefantes, também extinto há milhares de anos. Em 1997, a ovelha Dolly assombrou o mundo e a comunidade científica, tornando-se o primeiro animal a ser clonado no mundo.

Acredita-se que hoje, a ciência já domina a técnica de manipular geneticamente o genoma humano, isto significa que pode gerar um embrião humano com características específicas, ou seja, com a escolha da cor da pele, cor dos olhos, a altura, imune a diversas doenças, até mesmo com inteligência acima da média. Por questões éticas, religiosas e principalmente econômicas, visto que diversos centros de pesquisa, como também universidades, dependem bastante de doações de filantropos bilionários, estas entidades evitam dar publicidade às suas pesquisas, visto que a grande maioria destes doadores são bastante conservadores e tenderiam a cancelar estas doações.

Com o avanço incrível da ciência e da medicina, os cientistas acreditam que o bebê que viverá 150 anos, já está entre nós. Ele conseguirá chegar a esta idade graças às notáveis descobertas científicas, notadamente na área de biogenética e à evolução da inteligência artificial, que será capaz de, por meio do mapeamento do genoma de uma pessoa, fazer remédios específicos.

Cientistas da renomada universidade britânica de Newcastle afirmam que é possível criar espermatozoides humanos em se utilizando apenas de células-tronco femininas. Isto representa dizer que, através da inseminação artificial, as mulheres podem ter filhos sem a presença do homem. Todavia, como os homens têm um par de cromossomos XY e as mulheres XX, esta forma de concepção com a utilização de dois gametas femininos, resultaria sempre no nascimento de fêmeas, ou seja, de meninas.

Até onde a evolução da ciência vai nos levar, será que existem limites éticos e religiosos que serão respeitados, ou o homem em breve será um semideus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI.
Sua opinião é importante.

MATÉRIA EM DESTAQUE

JOÃO ALBERTO REBATE CRÍTICAS.

OUÇA NOSSA RÁDIO AQUI

🎙️ Rádio Rogério Alves Notícias – Ao Vivo

▶️ Clique em Ouvir para começar a transmissão.