Pesquisar este blog

ULTIMAS NOTÍCIAS

🔴 Últimas Notícias: ▶️ Ancelotti sairá do comando da Seleção Brasileira para cumprir pena na Espanha? ▶️ FILHA DE XUXA diz ser "muito mão na massa" ▶️ Sentimento de segurança não pode embasar prisão preventiva, diz STJ ▶️ Entrevista: Novo presidente do PT, Edinho Silva ▶️ Ex-prefeito de Estreito é condenado a devolver R$ 182 mil aos cofres públicos 🔴 .🌏Acompanhe tudo no Blog Rogério Alves!

OUÇA NOSSA RÁDIO AQUI

🎙️ Rádio Rogério Alves Notícias – Ao Vivo

▶️ Clique em Ouvir para começar a transmissão.

quinta-feira, maio 22, 2025

Maranhão registra aumento nos casos de gripe

 

Maranhão registra aumento nos casos de gripe

Maranhão registra aumento nos casos de gripe
Publicado por Adriana Nogueira| Central de Notícias 

O estado do Maranhão está em alerta devido ao aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). De acordo com um levantamento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o avanço da doença tem sido impulsionado, principalmente, pela elevação das hospitalizações de crianças pequenas infectadas pelo vírus sincicial respiratório (VSR). 

Também há registros, em menor escala, de casos associados ao rinovírus, que afeta crianças mais velhas e adolescentes de até 14 anos.

O boletim da Fiocruz aponta para um crescimento expressivo nas hospitalizações por influenza A em todo o país, com destaque para o Mato Grosso do Sul, que apresenta o cenário mais crítico, com incidência muito alta da doença.

Diante do cenário, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão reforça a importância da vacinação como principal estratégia para conter o avanço das síndromes respiratórias. A recomendação é que toda a população, a partir dos seis meses de idade, seja vacinada contra a gripe (influenza).

A Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão também reforça a necessidade de intensificar a vacinação contra a COVID-19, especialmente em crianças pequenas, além de manter a busca ativa pelos grupos prioritários, como:

  • Crianças de seis meses a menores de seis anos;

  • Gestantes e puérperas;

  • Idosos;

  • Pessoas com comorbidades ou condições clínicas especiais, como doenças respiratórias, diabetes, obesidade mórbida e imunossupressão;

  • Povos indígenas;

  • Profissionais de saúde.

A SES orienta ainda que as unidades de saúde e as gestões municipais reforcem, além da vacinação, ações de diagnóstico precoce, notificação imediata dos casos, garantia de assistência hospitalar adequada e  intensificação das orientações à população sobre medidas de prevenção.

O objetivo é reduzir os atendimentos ambulatoriais, as internações hospitalares e a gravidade dos casos, evitando complicações respiratórias graves. A vacinação segue sendo a forma mais eficaz de proteção, tanto para os grupos de risco quanto para a população em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI.
Sua opinião é importante e ajuda a formar a consciência coletiva.

MATÉRIA EM DESTAQUE

Haverá Sinais

NO INSTA

TARIFAÇO DE TRUMP CONTRA O BRASIL. O QUE VOCÊ ACHA❓️🤔