
Trump aprovou o ataque de Israel ao Irã e os EUA estão se preparando para a guerra?
O presidente dos EUA apoiou a diplomacia, mas declarações recentes sugerem que ele pode apoiar a ação militar como uma forma de coerção.
À medida que o conflito entre Irã e Israel se intensifica , o governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está dando sinais confusos sobre se ainda apoia uma solução diplomática para o programa nuclear do Irã.
Publicamente, apoiou um acordo negociado, e os negociadores dos EUA e do Irã planejavam se reunir novamente esta semana. Ainda na quinta-feira, Trump insistiu em uma publicação no Truth Social: "Continuamos comprometidos com uma Resolução Diplomática".
Mas 14 horas depois, quando Israel iniciou seus ataques ao Irã, Trump publicou que havia dado ao Irã um prazo de 60 dias para chegar a um acordo – e que o prazo já havia passado.
No domingo, Trump insistia que "Israel e Irã deveriam chegar a um acordo", e que o fariam com a ajuda dele.
Na segunda-feira, enquanto Trump se preparava para deixar a cúpula do Grupo dos Sete no Canadá mais cedo, seus avisos se tornaram mais ameaçadores: ele postou que o Irã não pode ter uma arma nuclear e "Todos devem evacuar Teerã imediatamente!". O presidente dos EUA posteriormente negou as especulações de que ele havia retornado a Washington, DC, mais cedo para negociar um cessar-fogo, observando que era para algo "muito maior do que isso".
As declarações ambíguas de Trump alimentaram o debate entre analistas sobre a verdadeira extensão do envolvimento e das intenções dos EUA no conflito Israel-Irã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE AQUI.
Sua opinião é importante e ajuda a formar a consciência coletiva.