Pesquisar este blog

ULTIMAS NOTÍCIAS

🔴 ÚLTIMAS NOTÍCIAS - El Salvador acabou com seu limite de reeleições. - Países querem mudar a sede da COP30. - Brasileiros poderão dirigir sem fazer autoescola * LUCAS PAQUETÁ É INOCENTADO - Milei anuncia que estrangeiros que fizerem 'investimentos relevantes' na Argentina poderão solicitar cidadania 🔴 Acompanhe tudo no Rogério Alves Notícias!

NO INSTA

PRISÃO DE INFLUENCER EM SÃO LUÍS 🤔

13/06/2025

Cultivo medicinal de cannabis

Prazo foi prorrogado até 30/9.
(Imagem: Freepik/Arte Migalhas)

STJ amplia prazo para regulamentação do cultivo medicinal de cannabis

A decisão foi tomada em resposta a pedido das entidades, que apresentaram um plano de ação com diversas iniciativas em andamento.

Em análise de questão de ordem, a 1ª seção do STJ deliberou pela extensão, até o dia 30/9, do prazo concedido à Anvisa e à União para a edição de regulamentação concernente ao cultivo medicinal da cannabis por empresas.

O prazo original, anteriormente fixado para 19/5, havia sido estabelecido pela seção de direito público no julgamento do IAC 16, o qual considerou juridicamente viável a concessão de autorização sanitária para o plantio e a comercialização do cânhamo industrial por pessoas jurídicas, desde que para fins exclusivamente medicinais e farmacêuticos.

A prorrogação foi solicitada pela Anvisa e pela União, que apresentaram um plano detalhando diversas iniciativas em andamento, bem como outras ações estratégicas a serem implementadas dentro do novo prazo definido.

Segundo a ministra Regina Helena Costa, relatora do processo, 

"as peticionantes cumpriram, embora parcial e provisoriamente, a determinação estabelecida por este Superior Tribunal, considerando a mobilização de esforços conjuntos de órgãos e entidades envolvidos na revisão administrativa da disciplina normativa aplicável, bem como a adoção de medidas capazes de afastar, neste momento, a mora pelo adimplemento incompleto da obrigação".

O plano de ação apresentado prevê a edição de atos normativos e a ampliação do debate com a sociedade. De acordo com a ministra, o plano vincula a União e a Anvisa às providências descritas e aos prazos estabelecidos para suas implementações.

Entre os objetivos do plano, destacam-se a aprovação de atos normativos para regular a cadeia de atividades relacionadas à produção e ao acesso a derivados de cannabis, a criação de espaços de diálogo com a sociedade e a articulação de setores do Poder Executivo na elaboração de propostas para a regulamentação.

A expectativa é que, com a execução do plano, a Portaria 344/98 da Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, que originalmente proibiu o cânhamo industrial em todo o território nacional, seja alterada até o dia 30/9.

A ministra Regina Helena Costa ressaltou que o cumprimento das etapas intermediárias deverá ser comunicado regularmente à Corte.


Processo: REsp 2.024.250

Fonte: MIGALHAS  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI.
Sua opinião é importante e ajuda a formar a consciência coletiva.

MATÉRIA EM DESTAQUE

DEU NO O GLOBO

OUÇA NOSSA RÁDIO AQUI

🎙️ Rádio Rogério Alves Notícias – Ao Vivo

▶️ Clique em Ouvir para começar a transmissão.