Pesquisar este blog

ULTIMAS NOTÍCIAS

🔴 ÚLTIMAS NOTÍCIAS - El Salvador acabou com seu limite de reeleições. - Países querem mudar a sede da COP30. - Brasileiros poderão dirigir sem fazer autoescola * LUCAS PAQUETÁ É INOCENTADO - Milei anuncia que estrangeiros que fizerem 'investimentos relevantes' na Argentina poderão solicitar cidadania 🔴 Acompanhe tudo no Rogério Alves Notícias!

NO INSTA

PRISÃO DE INFLUENCER EM SÃO LUÍS 🤔

12/06/2025

REVISÃO DA VIDA TODA. MAIS UM CAPÍTULO DA NOVELA DO STF

 Vista de Cármen Lúcia suspende julgamento da revisão da vida toda

O placar do julgamento está 3 votos a 1 para manter a aplicação do entendimento desfavorável aos aposentados.

Ministra Cármen Lúcia pediu vista.
(Imagem: Rosinei Coutinho/STF)

A ministra Cármen Lúcia, do STF, pediu vista e suspendeu nesta terça-feira, 10, o julgamento de um novo recurso relacionado à chamada "revisão da vida toda" das aposentadorias concedidas pelo INSS.

O julgamento teve início na sexta-feira, 6, no plenário virtual da Corte, e trata de um recurso apresentado pelo INSS. A autarquia busca que o entendimento do STF, que vetou a possibilidade de revisão dos benefícios, seja estendido aos processos ainda em tramitação na Justiça.

Até o momento, o placar está em 3 a 1 pela aplicação do entendimento desfavorável aos aposentados. O relator, ministro Alexandre de Moraes, votou no sentido de que a nova tese deve ser aplicada aos processos pendentes, e foi acompanhado pelos ministros Cristiano Zanin e Gilmar Mendes. O único voto contrário até agora foi do ministro André Mendonça, favorável à revisão dos benefícios.

Não há data definida para a retomada do julgamento.

Entenda o caso

Em março de 2023, o STF decidiu que os aposentados não têm direito de optar pela regra mais vantajosa para o recálculo do benefício. Com isso, foi revertida decisão anterior da própria Corte que havia reconhecido esse direito.

A mudança decorreu do julgamento de duas ações diretas de inconstitucionalidade que questionavam dispositivos da lei dos planos de benefícios da Previdência Social (lei 8.213/91). Essas ações tiveram como efeito prático a anulação do entendimento anterior, estabelecido no julgamento de um recurso extraordinário favorável à revisão.

Agora, o STF analisa se a decisão mais recente deve ser aplicada ao recurso extraordinário e, por consequência, aos demais processos sobre o mesmo tema em tramitação no país.

Processo: RE 1.276.977

Fonte: MIGALHAS 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI.
Sua opinião é importante e ajuda a formar a consciência coletiva.

MATÉRIA EM DESTAQUE

DEU NO O GLOBO

OUÇA NOSSA RÁDIO AQUI

🎙️ Rádio Rogério Alves Notícias – Ao Vivo

▶️ Clique em Ouvir para começar a transmissão.