![]() |
(Imagem: Sistema de Alerta de Tsunamis dos EUA) |
Nas últimas horas, um terremoto de magnitude 8,8 sacudiu o leste da Rússia e desencadeou uma série de alertas de tsunami em regiões banhados pelo Pacífico — do Japão ao Havaí, passando por Chile, México, Filipinas e quase toda a costa oeste americana.
O epicentro foi registrado no mar, a cerca de 125 km de Petropavlovsk-Kamchatsky, cidade russa de 165 mil habitantes. O governo declarou estado de emergência em regiões como Severo-Kurilsk, local em que as ondas arrastaram barcos e contêineres.
• Em um vídeo que está viralizando nas redes sociais, médicos continuam uma cirurgia mesmo em meio aos tremores do terremoto.
🏝️ No Havaí, voos foram cancelados, abrigos abertos e parte da população evacuada.
🇯🇵 No Japão, quase 2 milhão de pessoas foram orientadas a evacuar. Ondas menores, de até 1 metro, chegaram ao norte do país, mas o governo prevê novas elevações de até 3 metros.
🇺🇸 Já os EUA emitiram alerta de tsunami para quase toda a costa oeste, incluindo Califórnia, onde helicópteros e sirenes foram usados para avisar banhistas.
O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico também ativou sinal para Chile, Peru, Equador, México, Indonésia, Filipinas, Taiwan e China. A maioria das regiões ainda monitora o mar em busca de ondas secundárias.
O terremoto já é o mais forte registrado desde 2011, quando um tremor seguido de tsunami deixou mais de 20 mil mortos no Japão — e o sexto maior de toda a história.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE AQUI.
Sua opinião é importante e ajuda a formar a consciência coletiva.