Pesquisar este blog

terça-feira, abril 15, 2025

Você sabe o que é dieta pescetariana?

A tradição de evitar carne vermelha durante a Semana Santa costuma abrir espaço para o consumo de peixes. 

O que poucos sabem é que essa prática pode se transformar em um estilo de vida: trata-se da dieta pescetariana, uma variação do vegetarianismo que permite o consumo de peixes e frutos-do-mar, mas exclui todas as outras carnes.

Foto reprodução: O Globo

Adotada por celebridades como Bruna Marquezine, Angélica e Victoria Beckham, a dieta tem ganhado destaque não apenas pelos benefícios à saúde, mas também pelos possíveis efeitos estéticos. Segundo seus adeptos, uma alimentação rica em peixes contribui para uma pele mais radiante, cabelos saudáveis e um processo de envelhecimento mais lento.

“A dieta pescetariana é rica em nutrientes essenciais como o ômega-3, facilmente encontrado em peixes gordurosos como salmão, sardinha e cavala. Além de melhorar a saúde cardiovascular, reduz o risco de doenças crônicas e controla o peso. Ela é baseada em vegetais, composta por grãos integrais, nozes, legumes e gorduras saudáveis, sendo os peixes a principal fonte de proteína. Os ácidos graxos ômega-3 encontrados no peixe têm mostrado benefícios na saúde mental, ajudando a melhorar a função cognitiva, reduzir o risco de depressão e ansiedade”, diz a nutricionista Bruna Makluf, da plataforma de emagrecimento Wefit.

Desvantagens da dieta pescetariana

O pescetarianismo apresenta algumas desvantagens como alto preço, elevado teor de mercúrio e menor quantidade de vitamina B12, se comparada com outras carnes. Bruna explica que a vitamina B12 pode ser obtido aumentando o consumo de frutos-do-mar, ovos, leite, produtos lácteos e alguns cereais. Já o Mercúrio pode ser controlado na hora da escolha do peixe.

A nutricionista lista opções de peixes para o consumo diário de uma dieta saudável:

• Salmão: Fonte de ômega-3, auxilia na função cerebral e no metabolismo.

• Sardinha: Riquíssima em cálcio e vitamina D, ideal para saúde óssea.

• Tilápia: Baixo teor de gordura e rica em proteínas, excelente para controle de peso.

• Bacalhau: Muito consumido na Semana Santa, é rico em proteínas e minerais essenciais, além de ser uma opção saborosa e versátil.

• Tambaqui: Peixe da fauna brasileira com bom teor de ômega-3 e sabor marcante.

• Pirarucu: Conhecido como o "bacalhau da Amazônia", possui alto valor nutricional e é uma excelente fonte de proteína magra.

Inicialmente, não há contraindicações em adotar uma dieta pescetariana. Contudo, é sempre recomendável consultar um nutrólogo ou nutricionista antes de iniciar essa mudança na alimentação. Isso porque o corpo pode ser sensível à ingestão elevada de substâncias presentes em certos peixes, como mercúrio e outras toxinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui. Sua opinião é importante e ajuda a formar a consciência coletiva.