Não costumo reproduzir, na íntegra, artigos de opinião, reservando-me sempre no direito de emitir minha própria opinião sobre os fatos, mas essa matéria do Marco Aurélio d'Eça eu poderia assinar em todos os termos, por isso reproduzo na íntegra, a seguir:
Mesmo com viés retorcido na motivação para falar do prefeito de São Luís, ex-candidato a governador Lahésio Bonfim levanta uma questão significativa no debate sucessório
POR ONDE ELE VAI?!? Para Lahésio, Braide não é de direita, mas a esquerda também não o vê como um dos seus; afinal, por onde caminha o prefeito?
É claro que a motivação do ex-candidato a governador Dr. Lahésio Bonfim (Novo) é outra, e não apenas o viés ideológicos do prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD); o ex-candidato está incomodado com a ocupação de espaços do adversário na disputa pelo governo.
Mas Lahésio levanta questões significativas com relação a Braide em 2026: afinal de contas, se for candidato, Braide vai pela esquerda ou pela direita?!?
- o prefeito está filiado ao PSD, partido da base do governo Lula e um dos principais sustentáculos do PT no Congresso;
- por outro lado, tem o apoio de bolsonaristas como o deputado federal Aluisio Mendes e a suplente Mariana Carvalho.
“Como é que a direita vai pedir para eu deixar um projeto para apoiar alguém que não é de direita? Que direita é essa?”, questiona Lahésio Bonfim.
Braide só atende a imprensa em eventos públicos, com restritas perguntas; e dificilmente fala sobre política, sucessão e disputa presidencial, mas este blog Marco Aurélio d’Eça tem conversado com a senadora Eliziane Gama – outra liderança do PSD no Maranhão – e ela garante o posicionamento partidário pró-Lula (PT).
O prefeito de São Luís já teve, inclusive, uma conversa pessoal com o presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, que lhe deu as diretrizes para as eleições de 2026.
Pela postura conservadora-cristã-católica que adota na própria vida pessoal, é pouco provável ver Braide defendendo postulados progressistas ao lado do presidente Lula, por exemplo.
Mas ele também nunca se posicionou – pelo menos publicamente – em defesa ou alinhamentos dos ideais da direita ou do bolsonarismo.
E quando provoca essa discussão, Lahésio quer botar a ideologia do prefeito em pratos limpos…
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui. Sua opinião é importante e ajuda a formar a consciência coletiva.