segunda-feira, janeiro 20, 2025

CRIME ORGANIZADO? ACHO QUE NÃO.

Um inquérito da Corregedoria da Polícia Militar paulista aponta mais de dez agentes suspeitos de repassar informações privilegiadas à cúpula da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital). 

Tenho tido muitos debates sobre o crime organizado está comandando a nossa sociedade em quase todas as cidades e eu tenho insistido na tese de que não é o crime que contraola o Estado, mas o Estado que comanda o crime.

Apenas para ilustrar, no caso de São Paulo, ao menos 14 homens com passagem pela Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), tropa de elite da PM que realiza diversas ações de combate ao crime organizado, são relacionados aos vazamentos de informações. 

Na minha opinião, o crime não possui estrutura ara vencer o Estado, mas não existe luta justa quando o Estado, ao invés de proteger o cidadão, controla o crime e se disfarça de policiais.

"Criminosos faccionados estariam sendo beneficiados com informações relevantes, fornecidas por militares da ativa e da reserva, além de ex-policial", diz a portaria de instauração do inquérito. 

"Foi possível coletar indícios de convivência de policiais militares com criminosos faccionados, assim como a constatação de patrimônio incompatível com a renda de alguns dos envolvidos."

Está na hora dos verdadeiros policiais virarem o jogo. Precisam voltar a defender o povo e parar de serem confundidos com bandidos.

PENSE COMIGO.

Os principais beneficiados pelos vazamentos de informações, segundo a Corregedoria, seriam chefes do PCC como Anselmo Becheli Santa Fausta (vulgo Cara Preta, morto em 2021), Claudio Marcos de Almeida (o Django, também morto), Marcos Roberto de Almeida (o Tuta, foragido, que já chegou a ser apontado como o número 1 da facção fora dos presídios), Silvio Luiz Ferreira (o Cebola, foragido) e Rafael Maeda Pires (o Japa, também morto).

Se o Estado conhece os líderes desses grupos criminosos, porque eles não estao isolados? 

Como podem controlar o crime de dentro da prisão, que é controlado pelo Estado? 

A reposta parece óbvia, o líder é o Estado e seus governantes. Os criminosos são apenas os "testas de ferro".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui. Sua opinião é importante e ajuda a formar a consciência coletiva.