terça-feira, janeiro 21, 2025

NOTÍCIAS EM ÁUDIO EM 90 SEGUNDOS

8 mortes por dengue em 2025 e outras notícias em 90 segundos.


Em 2025, o Brasil já registrou oito mortes por dengue e duas por chikungunya. Os números são do Painel de Monitoramento das Arboviroses, divulgado pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (20). Ambas as doenças são transmitidas pelo mesmo o mosquito, o Aedes aegypti.

Para a dengue, ainda há 89 mortes em investigação e mais de 87 mil casos prováveis só em 2025. Acre, São Paulo e Espirito Santo têm a maior incidência de casos da doença. São Paulo ainda registra três das oito mortes por dengue confirmadas. 

A chikungunya ainda tem outros seis óbitos em investigação e mais de 4,3 mil casos prováveis da doença. O maior número de incidência foi no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul. Não foi divulgada a localidade das duas mortes por chikungunya.

Nesta segunda-feira, o Ministério da Saúde informou que vai distribuir 6,5 milhões de testes rápidos para diagnóstico da dengue em todos o país.

Lembrando que o primeiro sintoma da dengue, normalmente, é febre alta, acima de 38º, que persiste de dois a sete dias. Pode vir acompanhada de dor na cabeça, no corpo, atrás dos olhos, fraqueza e manchas vermelhas. Aos primeiros sintomas, a pessoa deve buscar a unidade de saúde mais próxima

Passageiro morre em desembarque da Latam em São José do Rio Preto

Polícia diz que vítima caiu de escada ao desembarcar da aeronave


OUSSAMA EL GHAOURI – REPÓRTER DA RÁDIO NACIONAL

Um passageiro de 67 anos morreu ao desembarcar de um avião da Latam no município paulista de São José do Rio Preto, na noite deste domingo (19). O boletim de ocorrência da Polícia Civil diz que a vítima caiu da escada de desembarque e foi socorrida por funcionários do aeroporto, mas não resistiu.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, o Samu confirmou a morte, que foi registrada como "suspeita/acidental", e a perícia foi solicitada para determinar a causa da morte.

Em nota, a Latam informou que pediu assistência imediata dos Bombeiros do aeroporto e do Samu. A linha aérea prestou solidariedade à família do passageiro que morreu.

O voo da companhia decolou do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, às 17h35 de domingo e pousou em São José do Rio Preto às 18h25 do mesmo dia.

A Anac, a Agência Nacional de Aviação Civil, afirmou, por meio de nota, que o Código Brasileiro de Aeronáutica estabelece que a companhia aérea responde pelo dano decorrente de morte ou lesão de passageiro causada por acidente durante o transporte aéreo. A norma vale para ocorrências a bordo do avião ou nas operações de embarque e desembarque, além de definir os limites das indenizações. O código também determina que as empresas têm procedimentos próprios para conduzir uma situação de morte a bordo, que obedecem a diretrizes internacionais, como a da IATA, Associação Internacional de Transporte Aéreo.

Nós tentamos contato com a ASP Aeroportos Paulistas, responsável pelo terminal de São José do Rio Preto, mas, até o fechamento desta matéria, nós não recebemos retorno



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui. Sua opinião é importante e ajuda a formar a consciência coletiva.