domingo, janeiro 19, 2025

5 coisas para ficar animado enquanto a F1 se prepara para a temporada de 2025.

 5 coisas para ficar animado enquanto a F1 se prepara para a temporada de 2025.

A F1 pode estar em suas férias de inverno após um 2024 cheio de ação, mas a excitação já está crescendo sobre a campanha que temos pela frente. Da chegada de vários novatos, até um evento de lançamento espetacular – e sem mencionar o início de uma nova era para um certo heptacampeão mundial – nós escolhemos cinco das principais coisas para esperar na temporada de 2025…

1. A luta na frente se aproxima

Quando a temporada de 2024 começou, Max Verstappen e a Red Bull pareciam estar em forma de comando, devido ao seu domínio na campanha anterior. Mas, à medida que o ano avançava, ficou evidentemente claro que seus rivais representariam um desafio cada vez mais próximo.

E eles desafiaram, com sete pilotos diferentes conquistando vitórias durante a temporada, enquanto a luta pelo título de construtores foi acirrada em Abu Dhabi, um duelo que viu a McLaren vencer a Ferrari por apenas 14 pontos.

Tudo isso nos prepara para uma batalha acirrada na frente em 2025. Depois de conquistar seu primeiro campeonato de construtores desde 1998, a McLaren estará interessada não apenas em continuar com essa forma, mas também em aprender com seus erros na temporada passada para se tornar ainda mais forte desta vez.

Enquanto isso, a Ferrari teve uma de suas temporadas mais fortes no ano passado e também buscará desenvolver isso em 2025, uma campanha na qual receberá uma nova contratação muito notável (mais sobre isso depois…).

Em outros lugares, Verstappen chega à temporada como um tetracampeão mundial e a Red Bull, sem dúvida, estará ansiosa para se recuperar depois de ir do primeiro para o terceiro lugar no campeonato de construtores de 2024. Considere o desafio adicional imposto pela Mercedes – bem como um meio-campo incrivelmente apertado atrás deles – e parece que estamos em uma verdadeira batalha multi-equipe.


2. Hamilton e Ferrari finalmente fazem parceria

Talvez seja difícil de acreditar, mas já se passaram quase 12 meses desde que a notícia sísmica de que Lewis Hamilton se juntaria à Ferrari em 2025 foi divulgada, uma mudança que já vinha sendo especulada há muito tempo, mas nunca pareceu realmente próxima de se concretizar — até que realmente aconteceu.

ABU DHABI, EMIRADOS ÁRABES UNIDOS - 08 DE DEZEMBRO: Charles Leclerc de Mônaco e Ferrari e Lewis

Hamilton fará parceria com Leclerc na Ferrari em 2025, marcando uma nova era para o heptacampeão mundial

A saída de Hamilton da Mercedes – uma equipe na qual ele se juntou em 2013 – encerra a mais longa e bem-sucedida parceria na história do esporte. Como tal, a perspectiva de ver como o heptacampeão mundial se adapta à Scuderia parece destinada a ser fascinante.

As últimas três temporadas foram desafiadoras para Hamilton, com os Silver Arrows lutando para replicar seus dias de domínio. Mas depois de retornar ao degrau mais alto em estilo emocional em 2024 – tendo ficado sem uma vitória por 945 dias – o britânico certamente estará determinado a aumentar sua extensa contagem de vitórias ao se juntar a uma equipe da Ferrari que está em ascensão.

Outro aspecto intrigante da mudança será o relacionamento entre Hamilton e o novo companheiro de equipe Charles Leclerc. O monegasco falou sobre a motivação que a chegada de Hamilton pode trazer para a Scuderia – inclusive para ele mesmo, tendo declarado que precisará estar em seu “nível máximo” ao enfrentar um dos pilotos mais condecorados da F1.

Embora a mudança de Hamilton para a Ferrari certamente seja um dos principais pontos de discussão em 2025, também há várias outras mudanças no grid para ficar de olho. Carlos Sainz – o homem que abriu caminho para Hamilton – faz a mudança para a Williams, onde pilotará ao lado de Alex Albon.

Liam Lawson, enquanto isso, sobe de RB para ser parceiro de Max Verstappen na Red Bull, tendo substituído Sergio Perez após uma temporada difícil para o mexicano. E em outro lugar, Esteban Ocon muda da Alpine para a Haas, enquanto Nico Hulkenberg se junta à Kick Sauber antes de sua transição para ser a equipe de fábrica da Audi em 2026.

3. Uma nova leva de novatos chega

Falando em mudanças de pilotos, a temporada de 2025 verá uma série de novos rostos estreando em tempo integral na Fórmula 1. Na Haas, Ollie Bearman retorna ao grid após três aparições como super-sub em 2024, a primeira das quais foi especialmente memorável depois que o adolescente marcou pontos após uma convocação de última hora para substituir Carlos Sainz, que estava doente, na Ferrari, na Arábia Saudita.

Bearman será acompanhado no grid por seu antigo companheiro de equipe na F2, Kimi Antonelli, com o italiano preenchendo a vaga de Lewis Hamilton na Mercedes. O jovem de 18 anos teve uma rápida ascensão nas fileiras do automobilismo – tendo ignorado a F3 para ir direto para a Fórmula 2 – mas agora embarcará em seu maior passo até agora.

Na Alpine, Jack Doohan substituirá Esteban Ocon como novo companheiro de equipe de Pierre Gasly. O australiano teve uma estreia mais cedo do que o esperado na final de 2024 em Abu Dhabi após a saída de Ocon, mas dará início à sua primeira temporada completa diante de sua torcida local quando a campanha de 2025 começar de 14 a 16 de março.

Também dando um passo à frente neste ano estarão os dois principais candidatos ao campeonato da temporada de Fórmula 2 de 2024. O vencedor do título Gabriel Bortoleto deve correr pela Kick Sauber, o brasileiro fazendo parceria com o veterano Nico Hulkenberg, enquanto o segundo colocado Isack Hadjar preenche a vaga de Liam Lawson na RB.

Com esse novo grupo de novatos compondo um quarto do grid, certamente será interessante ver como cada um deles se sairá em suas respectivas equipes.

NORTHAMPTON, INGLATERRA - 04 DE JULHO: Oliver Bearman da Grã-Bretanha e PREMA Racing (3) e Andrea

Os ex-companheiros de equipe da F2, Bearman e Antonelli, estão entre os novatos que se juntarão ao grid da F1 em 2025

4. Um evento especial de lançamento enquanto a F1 comemora seu 75º aniversário

Antes de toda a ação na pista começar – com os testes de pré-temporada ocorrendo em Sakhir de 26 a 28 de fevereiro – a campanha de 2025 será lançada em estilo sem precedentes com um evento especial realizado no The O2, em Londres.

Pela primeira vez na história do esporte, todas as 10 equipes e seus 20 pilotos, juntamente com seus respectivos diretores de equipe, se reunirão para revelar suas pinturas de 2025 como parte de uma noite espetacular para marcar o 75º aniversário da Fórmula 1.

O show de duas horas – que também contará com o melhor do entretenimento e apresentadores convidados especiais – começa às 20h00 GMT em 18 de fevereiro no The O2 e será transmitido ao vivo, com mais detalhes a serem revelados nas próximas semanas.

O visionário criativo Brian Burke, da BrianBurkeCreative – que realizou as cerimônias de abertura e encerramento do Grande Prêmio inaugural de Las Vegas – dará vida ao evento interativo junto com a Stufish Entertainment Architects, a DX7 Design e a produtora 1826.

No geral, parece que vai marcar um início especial para as comemorações do 75º aniversário da F1.

Evento de lançamento da temporada de F1 - 18 de fevereiro de 2024 (imagem para a imprensa).png

Um evento de lançamento de temporada inovador acontecerá no The O2 de Londres para dar início à campanha de 2025

5. O filme de F1 chega às telas

E se você estiver procurando por ainda mais entretenimento além de tudo isso, o filme F1 chegará neste verão. O filme – dirigido por Joseph Kosinski e produzido por Jerry Bruckheimer, Brad Pitt e Lewis Hamilton – está programado para ser distribuído nos cinemas e em IMAX pela Warner Bros. Pictures internacionalmente em 25 de junho de 2025, e na América do Norte em 27 de junho de 2025.

O filme é estrelado por Pitt como o ex-piloto de F1 Sonny Hayes, que retorna ao esporte para fazer parceria com o companheiro de equipe novato Joshua Pearce, interpretado por Damson Idris, na equipe fictícia APXGP.

As filmagens ocorreram em eventos reais de F1, e a Fórmula 1 e a Apple Original Films lançaram o primeiro teaser durante o fim de semana do Grande Prêmio Britânico do ano passado, dando um vislumbre da ação que viria. Confira no player de vídeo abaixo.

Junto com isso, a popular série Drive To Survive da Netflix retorna, oferecendo uma visão dos bastidores da campanha de 2024 antes do início da próxima.

Em outros lugares, dependendo de onde você estiver no mundo, uma assinatura da F1 TV desbloqueará milhares de horas de programas exclusivos, destaques e reprises de corridas, além de cobertura ao vivo da F1, F2 e F3.

E como se tudo isso não bastasse, haverá muito conteúdo na preparação para a nova temporada aqui no F1.com, das últimas notícias e entrevistas a podcasts, vídeos e muito mais. Que venha 2025!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui. Sua opinião é importante e ajuda a formar a consciência coletiva.