
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em coorganização com o Governo do Estado do Ceará e demais parceiros, realizará de 11 a 13 de junho.
O "Triplo Fórum Internacional da Governança do Sul Global - Novos indicadores e temas estratégicos para o desenvolvimento e a sustentabilidade na Era Digital", que ocorrerá em Fortaleza.
O Triplo Fórum tem como objetivo organizar um debate técnico (presencial e remoto), com a oportunidade de reunir os chefes dos Institutos Nacionais de Estatística, autoridades, parlamentares, gestores públicos e privados, universidades, entidades da sociedade civil, jovens pesquisadores, estudantes, entre outros, em torno dos desafios da Governança internacional na Era Digital e seus impactos para as economias do Sul Global.
Somado a isso, destaca-se o fato de que, em 2025, o Brasil preside o BRICS e o Mercosul, tendo o IBGE como o representante brasileiro dos institutos de estatísticas desses países. E também o Brasil terá agenda especial dedicada a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
São três fóruns estratégicos para avançar em propostas e ações de novos indicadores soberanos e refletir sobre temas essenciais para o desenvolvimento e a sustentabilidade, em ano de realização no Brasil da COP 30 - 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes), no que envolverá a participação dos países do bioma amazônico.
Programação e inscrições
A programação detalhada será divulgada dia 09 de maio, junto com o site do Triplo Fórum, dentro do portal do IBGE (www.ibge.gov.br), com as inscrições gratuitas (somente pela internet) abertas neste dia para todos os interessados dentro e fora do Brasil.
Novo mapa-múndi invertido
O anúncio do Triplo Fórum é feito em conjunto com o lançamento inédito do mapa-múndi oficial, de forma invertida, que novamente tem o Brasil no centro do mundo, mas que agora traz uma nova perspectiva em que o Sul aparece no topo da imagem. Nas versões português e inglês.
O lançamento é feito em ano que o Brasil tem ativa participação nos debates e perspectivas do Sul Global e do cenário mundial, em especial por presidir o BRICS e o Mercosul. E recebe a COP 30.
O novo mapa também traz destacados os países que compõe o BRICS, o Mercosul, os países de língua portuguesa e do bioma amazônico, também a cidade do Rio de Janeiro, como capital dos BRICS, a cidade de Belém, como capital da COP 30 e o Ceará como sede do Triplo Fórum.
Como adquirir o mapa-mundi
O novo mapa-múndi poderá ser adquirido a partir de amanhã na loja do IBGE (com prazos de entregas variados), no endereço virtual https://loja.ibge.gov.br/. E as compras físicas a partir de segunda-feira (12/05), no Palácio da Fazenda - Sobreloja 1, Centro/Castelo - Rio de Janeiro/RJ -;CEP: 20020-010.
Resolveu todos os problemas do Brasil. 😂
ResponderExcluirMais uma ideia de JERICO!
Uma salva de palmas para os envolvidos. 👏👏👏
Pois é. Com esse mapa, os 531 deputados e o show da Lady Gaga, ninguém mais segura esse país kkkk
ResponderExcluir