PREVISÃO DO TEMPO

Fonte de dados meteorológicos: Wetter für 30 tage

sexta-feira, novembro 29, 2024

OS NEGÓCIOS SECRETOS DE ELON MUSK

 


O diretor da Nasa, Bill Nelson, pediu a abertura de uma investigação sobre a possibilidade de vazamento de segredos espaciais dos Estados Unidos para a Rússia. Nelson fez o pedido após uma reportagem do Wall Street Journal mostrar que o bilionário Elon Musk, fundador da SpaceX e aliado de Donald Trump, tem mantido contato regular com o presidente russo, Vladimir Putin, desde o final de 2022. O temor da Nasa e de agências de segurança é que essa proximidade possa expor segredos da área espacial.

Sob suspeita: favores de Musk a Putin

Cargo garantido?: Papel de Elon Musk em campanha de Trump levanta questões sobre sua influência em eventual futuro governo

Bill Nelson disse à CNN não saber se a história procede, mas considera fundamental investigá-la. 

“Se for verdade que ocorreram várias conversas entre Elon Musk e o presidente da Rússia, isso seria preocupante, especialmente para a Nasa, o Departamento de Defesa e algumas agências de inteligência”, afirmou ele.

De acordo com a reportagem, Musk e Putin discutiram “temas pessoais, negócios e tensões geopolíticas”. Isso suscitou preocupação quanto à segurança nacional dos EUA, pois as relações da SpaceX com a Nasa e o Departamento de Defesa podem ter dado a Musk acesso a informações governamentais sensíveis.

A reportagem do Wall Street Journal cita favores de Musk a Putin. Segundo o jornal, Putin teria pedido a Musk para não ativar seu serviço de internet Starlink sobre Taiwan. Seria um “favor ao líder chinês Xi Jinping”.

Outro indicador de favores de Musk a Putin seria em relação à Ucrânia. Em 2022, Musk chegou a oferecer o serviço Starlink da SpaceX à Ucrânia, o que foi vital para a comunicação dos militares, já que as redes convencionais estavam destruídas. Porém, depois ele mudou de ideia e pediu que o Pentágono pagasse pelo serviço. Acabou recuando após críticas. Mas, mesmo assim, a SpaceX limitou o sinal do Starlink em algumas regiões ucranianas e só após mais pressão a empresa expandiu o serviço para todo o país.

O uso dos satélites Starlink na guerra da Ucrânia foi detalhado na biografia de Musk, escrita por Walter Isaacson. O livro revela que Musk impediu uma tentativa ucraniana de ataque contra a frota naval russa na Crimeia, preocupado com uma possível resposta nuclear russa.

Nenhum comentário:

SUSTENTABILIDADE