
O Canadá anunciou formalmente tarifas de retaliação de até 50% sobre cerca de US$ 20 bilhões (C$ 27,6 bilhões) em produtos dos Estados Unidos.
A medida, detalhada pelo ministro das Finanças François-Philippe Champagne, entrará em vigor em 8 de setembro de 2026 e responderá "dólar por dólar" ao "tarifaço" aplicado dias antes pela administração de Donald Trump.
Detalhes da Retaliação Canadense.
As tarifas vão incidir sobre aproximadamente 700 produtos norte-americanos. O foco principal está em setores onde há alternativas de fornecimento interno para minimizar o impacto na inflação canadense.
A lista inclui aço, alumínio, laticínios, eletrodomésticos (como lavadoras e fogões), eletrônicos, vestuário, pescados e maquinário agrícola.
As sobretaxas serão aplicadas de forma proporcional aos danos americanos, variando em faixas de 15%, 25% e 50%.
Para mitigar os impactos demissões e falências em sua própria economia, o primeiro-ministro canadense, Mark Carney, anunciou um pacote de apoio financeiro de C$ 7,5 bilhões destinado a empresas e trabalhadores locais afetados.
O Estopim da Crise Comercial.
A escalada para uma guerra comercial total ocorreu após o colapso das negociações bilaterais. No sábado anterior, os EUA ativaram tarifas de 50% sobre uma série de exportações canadenses (como veículos e aço).
De acordo com o governo do Canadá, a Casa Branca fez exigências extremas que feriam a soberania nacional, incluindo o direito de veto dos EUA sobre acordos comerciais futuros do Canadá e restrições às leis de proteção da língua e cultura francesa do país. O primeiro-ministro Mark Carney criticou duramente a postura de Washington, acusando o governo americano de tentar "destruir as principais indústrias" canadenses.
A Reação de Donald Trump
O presidente Donald Trump respondeu de forma agressiva nas redes sociais, afirmando que o Canadá quer os benefícios de ser um estado americano sem o ser de fato. Em meio às tensões crescentes, Trump chegou a ameaçar publicamente que os EUA consideram mudar o nome do Lago Ontário para "Lago América", argumentando que os americanos não devem fazer muitos negócios com a província canadense daqui para frente.
Comentários
Postar um comentário
COMENTE AQUI. 👆
Sua opinião é importante.