DESTAQUES DO DIA

Carregando notícias...

PUBLICIDADE

Terremotos não têm relação com o El Niño, dizem especialistas

 

Terremotos não têm relação com o El Niño, dizem especialistas

Sismos são causados por movimentação das placas tectônicas
Moradores vasculham escombros de prédio danificado em Cali após terremoto
  10 de agosto de 2026   REUTERS/Christian EscobarMora
© Reuters/Christian EscobarMora/proibida reprodução

Em 2026, terremotos de grande magnitude provocaram destruição e milhares de mortes em diferentes partes do mundo. Em junho, um terremoto de magnitude 7,8 atingiu as Filipinas, deixando dezenas de mortos e alertas de tsunami. No Japão, a terra tremeu forte em abril e em julho, interrompendo os serviços de trens bala e deixando milhares sem energia.

Mas foi na América do Sul que o impacto humano foi mais drástico. 

- Na Venezuela, o desastre ocorrido no final de junho já contabiliza mais de 4.800 mortos e quase 18 mil pessoas desabrigadas. 

- Nesta semana, a Colômbia sofreu o tremor mais forte da década, com magnitude 7,4, que já deixou pelo menos 265 mortos e quase 500 desaparecidos.

A resposta está sob os nossos pés, na estrutura de quebra-cabeça da Terra, as placas tectônicas. 

George Sand, professor do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo, detalha como isso acontece. Ouça a reportagem de Tiago Bittencourt - Repórter da TV Brasil

Comentários