Homem é preso pela Polícia Militar por porte ilegal de arma de fogo. Canal do Tony Rodrigues

quinta-feira, dezembro 12, 2024

36 sociedades médicas pediram à Anvisa que proíba os "chips da beleza".


Fonte: globo news

‘CHIP DA BELEZA’ – Trinta e seis sociedades médicas pediram à Anvisa que proíba a prescrição e a venda de implantes hormonais manipulados por farmácias, conhecidos como "chips da beleza".

A partir de agora, a prescrição dos implantes hormonais deverá ser feita com uma receita de controle especial. Além disso, a notificação de qualquer efeito colateral passa a ser obrigatória.

Em menos de dois meses, um sistema de notificação criado por entidades médicas registrou 257 casos de pacientes que tiveram problemas de saúde por causa de hormônios, alguns deles graves, inclusive quadros de hipertensão, alteração de colesterol, de triglicerídeos e complicação cardiovascular prematura. 

Quase metade tinha implantes, que são inseridos debaixo da pele e vão liberando as substâncias.

A Anvisa chegou a proibir o uso e a venda dos implantes hormonais, em outubro. Mas, no fim de novembro, liberou a produção nas farmácias de manipulação - mas só para terapia de reposição hormonal. O uso para fins estéticos, esportivos e de ganho de massa muscular continua proibido.

De acordo com a Anvisa, as novas medidas vão permitir o controle da prescrição e manipulação dos implantes, que mantém um programa de fiscalização de farmácias de manipulação e que cabe aos conselhos de medicina e de farmácia fiscalizarem o trabalho dos profissionais.


📸 Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Nenhum comentário:

MEMÓRIA - 10 ANOS SEM JACKSON LAGO