Não há indícios do envolvimento da PG Soft de Malta nos golpes ou em qualquer atividade ilegal. Mas as autoridades brasileiras ainda querem entender como o Jogo do Tigrinho consegue ser usado pelos golpistas no Brasil.
“Durante a investigação, nós percebemos que existia o artifício de uso de uma conta demo, que é uma conta onde se demonstra como se deve jogar o Jogo do Tigrinho. Ali, você não ganha; você simula ganhos. O dinheiro que é mostrado ali é apenas virtual”, diz o delegado Lucimério Campos, da Polícia Civil de Alagoas.
“A dúvida que ainda permeia nossa cabeça é: essa empresa cria o jogo e dá o código fonte a outros, que manipulam o jogo? Ou o jogo [que aparece nos vídeos dos influencers, com grandes ganhos] é o mesmo que as pessoas jogam? Nem mesmo os influencers [presos] souberam nos dizer isso.”
A BBC News Brasil tentou entrar em contato com a PG Soft para saber se a empresa está ciente dos golpes envolvendo seu jogo, mas não obteve retorno. Recentemente, a empresa lançou um verificador para que as pessoas confiram a autenticidade do jogo. Há um tutorial no canal da empresa no YouTube sobre como usar o verificador — mas apenas em inglês.
Kyle Goldsmith é jornalista do site especializado iGaming Business e vem cobrindo o setor de apostas no Brasil.
“Não é o conteúdo do jogo que tem sito o problema. Ele não está fazendo nada particularmente fora dos padrões. É o marketing do jogo que é o grande problema, que está sendo liderado por influenciadores.”
Para Priscila Ferreira, da ENV Media, a empresa provavelmente não antecipou que o jogo seria tão popular entre brasileiros — e que seria usado para tantos golpes.
“Eu acredito que a PG Soft nunca ia imaginar que o jogo deles ia tomar toda essa proporção aqui no Brasil. Eles são uma empresa que faz vários jogos de slot (caça-níqueis)”, diz Priscila Ferreira, da ENV Media. “Eu nunca vi eles dando declarações sobre o que eles acham sobre tudo isso.”
O jornalista Kyle Goldsmith afirma que mesmo com a empresa não estando envolvida nos golpes, todo o esquema de influencers no TikTok beneficiou muito a marca Fortune Tiger — já que o jogo se tornou popular em todo o Brasil graças a esse “marketing orgânico”.
“Esses links [de plataformas ilegais] estão atraindo as pessoas e beneficiando os influencers. Todo mundo está ganhando. Você tem o operador cujos jogos estão sendo jogados, você tem a PG Soft que fornece os jogos e o influenciador”, diz Goldsmith.
Uma das perguntas não respondidas é: quanto os jogos realizados no Brasil com a versão oficial do jogo representam no faturamento da PG Soft? Ou seja: quanto do dinheiro perdido por apostadores brasileiros nas versões oficiais do Jogo do Tigrinho vira lucro da empresa em Malta?
Especialistas da indústria dizem que os provedores de jogos, como a PG Soft, costumam ganhar um percentual do lucro que as bets têm com seus games.
Priscila Ferreira explica que nos acordos comerciais entre as bets e os provedores dos jogos, como a PG Soft, é estipulado quanto cada parte ganha do dinheiro apostado.
“Os jogos têm um RTP, que é o retorno ao jogador. Toda vez que um jogo arrecada um dinheiro, ele precisa distribuir um percentual para os jogadores. Não é tudo apenas para um jogador — o dinheiro é distribuído a todos que estão jogando ao longo de um tempo”, explica Ferreira.
“Nos cassinos, esses jogos costumam ter uma média de 97%. Se uma operadora [a “bet”] acumulou R$ 100 mil, então R$ 97 mil são distribuídos entre os jogadores, e o resto é o lucro do cassino. Do percentual que resta, o montante também é usado para cobrir gastos. E dentro disso, está o percentual do provedor do jogo — que eu não sei dizer quanto é.”
* A lei 14.790 de dezembro de 2023 legalizou jogos de caça-níquel online. Jogos de caça-níquel de máquina seguem proibidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário