OAB/MA LEVA MAIS DE 30 ADVOGADOS E ADVOGADAS PARA O PROJETO PRAÇA DA JUSTIÇA
Cerca de 30 profissionais da advocacia participaram do Projeto ‘Praça da Justiça - Edição Vargem Grande’. Promovido pelo Sistema de Conciliação da Justiça Federal da 1ª Região (SistCon/TRF1) juntamente com o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), o evento contou com apoio da Seção Judiciária do Maranhão (SJMA) e da OAB/MA, além de reunir ao todo 23 instituições. O objetivo foi levar serviços essenciais à população local, proporcionando justiça e cidadania. Integrantes das Comissões de Direito Previdenciário, Direitos Humanos e da Mulher e da Advogada participaram dos dois dias de atividade, 30 e 31 de janeiro.
O presidente da OAB Maranhão, Kaio Saraiva, avaliou positivamente a iniciativa e frisou que o Sistema de Justiça tem demonstrado que está mais próximo da sociedade, entendendo que como “poder constituído da nação, tem a obrigação de servir o cidadão e a cidadã, cumprindo o seu papel constitucional”, afirmou.
A OAB Subseção Chapadinha esteve presente no Projeto Praça da Justiça e Cidadania por meio seu presidente, Rogério Castelo Branco, e advogados e advogadas da região.
"O evento Praça da Justiça e Cidadania, busca integrar mais a sociedade com o sistema judiciário, assegurando acesso a justiça a todos os cidadãos chapadinhense e demais regiões. A OAB Chapadinha apoia esta iniciativa e parabeniza a todos por este belíssimo projeto", pontuou Rogério Castelo Branco..
O Conselheiro Seccional da OAB, Marinel Dutra, falou sobre a importância do projeto para atender a população.
“É um momento cívico de prestação de serviços que fortalecem a dignidade da pessoa e fortalece as instituições, em especial a OAB/MA diante da sociedade”, afirmou.
Falando em nome da Justiça Federal, o Desembargador Federal, do TRF da 1ª Região, Carlos Brandão, fez uma reflexão sobre o alcance do Sistema de Justiça junto à sociedade, em especial o Poder Judiciário, que nos últimos anos tem trabalhado em ações para fortalecer e estreitar essa aproximação com o povo.
O juiz Paulo Ribeiro agradeceu ao TJMA e Justiça Federal pela escolha de Vargem Grande como a primeira cidade do Estado a receber o projeto e à OAB/MA pela participação dos profissionais da advocacia.
“Desde as primeiras horas da manhã, já temos milhares de pessoas aguardando a abertura dos trabalhos, em busca dos serviços de conciliação e cidadania, o que comprova a grande demanda da nossa comunidade por tais serviços. Muito obrigado a todos que fizeram este evento se tornar real”, finalizou.
A desembargadora Oriana Gomes ressaltou a importância social do evento e o fortalecimento da aproximação entre o Judiciário estadual e federal, que vem promovendo ações conjuntas direcionadas à população maranhense.
“Em nome do presidente Froz Sobrinho agradeço a parceria de todas as instituições que se fazem presentes, envolvidas no objetivo único de garantir cidadania aos cidadãos e cidadãs de Vargem Grande”, pontuou.
Representando a Comissão de Direitos Humanos da OAB/MA, Erik Moraes, falou sobre a importância do projeto.
“Foi muito importante formar essa rede de instituições para levar cidadania para essas pessoas. Desde cedo, muita gente já aguardava em filas, o que comprova a grande demanda da comunidade por tais serviços”, afirmou.
Participaram da solenidade de abertura, a desembargadora Oriana Gomes, representando o presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho; o desembargador federal Carlos Brandão, e a desembargadora Rosymaire de Carvalho, ambos do Tribunal Regional Federal da 1ª Região; o juiz titular da comarca de Vargem Grande, Paulo Ribeiro; o vice-prefeito de Vargem Grande, Antonio Gomes, representando o prefeito Raimundo da Costa; o presidente da Câmara Municipal de Vargem Grande, vereador Domingos de Carvalho, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB Maranhão, Kaio Saraiva.
Foram parceiros do evento, o Governo do Maranhão por meio de secretarias, institutos e agências; Universidade Estadual do Maranhão; Advocacia-Geral da União; Defensoria Pública da União; Ordem dos Advogados do Brasil; Exército Brasileiro; Polícia Militar; Corpo de Bombeiros; Banco do Brasil; Banco do Nordeste; e Caixa Econômica Federal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui. Sua opinião é importante e ajuda a formar a consciência coletiva.