INSS: calculadora mostra quanto tempo falta para se aposentar com novas regras de 2025
Exigências ficam mais rígidas a cada virada de ano, como previu a Reforma da Previdência. Ferramenta do GLOBO calcula prazo e benefício também para servidores, professores e policiais
Como acontece a cada virada de ano, ficou mais difícil se aposentar a partir de agora.
A Reforma da Previdência de 2019 previu regras de transição que ficam mais rígidas a cada virada de ano. A idade mínima para a aposentadoria pelo INSS sobe, assim como o sistema de pontos, que combina tempo de contribuição com idade. Calculadora do GLOBO permite checar qual é a melhor opção para se aposentar para quem começou a trabalhar antes de 2019.
É possível ver as opções também para servidores, professores e policiais, confira:
Caso não esteja visualizando a calculadora, clique aqui.
Qual regra é mais vantajosa?
A Reforma da Previdência Social, aprovada há cinco anos, instituiu regras de transição para quem já estava trabalhando antes de 13 de novembro de 2019, quando foi promulgada a mudança no sistema de aposentadoria brasileiro. As alterações valeram tanto para o mercado formal do setor privado quanto para o serviço público federal. A cada ano, essas regras vão se tornando mais restritivas.
A calculadora do GLOBO mostra, para cada trabalhador, de acordo com o ano em que começou a trabalhar (ou seja, seu tempo de contribuição), sua idade atual e gênero, as regras mais vantajosas para se aposentar. Em alguns casos, são até quatro fórmulas possíveis de transição.
O resultado mostra o tempo que falta para se aposentar e qual será o percentual do benefício em cada uma das modalidades possíveis de aposentadoria. E sinaliza qual das regras vai proporcionar um ganho maior e qual vai permitir que o trabalhador se aposente em menos tempo com o maior valor de aposentadoria.